sábado, 23 de janeiro de 2016

O QUE APRENDI NO CAMINHO ZEN



O que aprendi no Caminho Zen










Pierre Schürmann
Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida simples




É muito mais fácil reclamar da situação atual do que tomar uma atitude. Tudo que vale a pena na vida requer um esforço

Este mês irei completar dois anos desde que decidi seguir um caminho Zen. Confesso que têm sido os melhores anos de minha vida.
Durante esse tempo, tenho conversado com muita gente que busca mais equilíbrio em suas vidas, mas não consegue. Por isso, decidi compartilhar parte do que aprendi até agora, na esperança que seja útil. Boa leitura!
Comece com o que tem - Pode ser que seu sonho de qualidade de vida seja um novo emprego, esposa, cidade ou carreira. Mas como resolver isso hoje? Mudando como pensa sobre sua situação atual. É mais fácil e rápido buscar um novo significado no seu contexto do que esperar até que todas as condições sejam ideais. 
Saiba que dá trabalho ter equilíbrio - Se acha que será moleza, lamento dizer que está enganado. É muito mais fácil ficar reclamando da situação atual do que tomar uma atitude. Tudo que vale a pena na vida requer um esforço. 
O caminho é o destino - Um dos maiores erros que cometi no começo desta viagem pessoal foi querer estabelecer metas para minha qualidade de vida. Defini claramente o quê, quando e como queria que tudo acontecesse. Isso durou até o Caminho de Santiago, quando caiu a ficha que, mais importante do que chegar qualquer destino era aproveitar cada momento que vivia durante o caminho. 
Não dá para ter tudo - Toda decisão (decidir vem do Latim decidere "de-+caedere" = cortar fora), traz consigo uma perda. As vezes escuto pessoas me dizerem que gostariam de morar em uma ilha no Pacífico e ter acesso as coisas que tem hoje. Isso não existe! Ter consciência disso é fundamental para ter paz de espírito.
Seja flexível - Como tudo na vida, existem momentos para ser Zen e outros para acelerar. O equilíbrio está em prestar atenção em si mesmo e no seu ambiente para saber quando ser Yin ou Yang. Não se apegue a um só estado, achando que tudo tem que ser tranquilo o tempo todo.
Esteja pronto para críticas - Como aprendi há alguns anos, o melhor papel é o do crítico: não precisa criar nada. Apenas reclamar do que já existe. Prepare-se para ser criticada, pois as pessoas as vezes se sentem ofendidas quando decidimos tomar atitudes ou seguir caminhos que não estão de acordo com o consenso social. 
A escolha por uma vida mais equilibrada está a seu alcance. Requer vontade,  um plano,  paciência e uma pitadinha de coragem. O resto, você encontrará no caminho. Porque a gente só leva desta vida a vida que a gente leva.

  • FONTE: MATÉRIA DA REVISTA ISTO É
  • Partes complementares da matéria estão no site da mesma, link abaixo                                     http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/94823_O+QUE+APRENDI+NO+CAMINHO+ZEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário